Amazon

domingo, 21 de agosto de 2005

Recife também é rock francês!


Se você encontrar, por acaso, uma banda de rock francês chamada “Recife” pode acreditar: não é mera coincidência! O grupo foi assim batizado por causa da capital pernambucana. “Nossa música não tem origem brasileira, mas nosso disco demonstra alguns dos sentimentos os quais senti ao visitar o Brasil, além de remontar a algumas imagens fortes do país, dentre elas as de Recife”, fala Yvan Mercier, vocalista e guitarrista do conjunto, que se diz um fã de Lenine. Para ele, “Recife é o ponto de partida de certas idéias ou de pedaços de composições sonoras”.

Formado em fevereiro de 2002 por Yvan e Sébastien Trouillot (voz e piano), Recife é composto ainda por Stéphane Dégremont (guitarra), Alain Moyal (baixo) e Emmanuel Deniaux (bateria). Os rapazes de Toulouse (cidade do Sul da França) se definem como um estilo que mescla o pop/rock, mas que também tem influências eletrônicas. Isso fica claro ao se escutar São Paulo (realmente nota-se que o Brasil marcou as composições do grupo!) e L’interstice, nas quais há uma forte presença da guitarra, assim como dos acordes do piano.

Na verdade, não existe um estilo que defina precisamente o som de Recife, que ainda flerta com o trip-hop, o clássico e a música psicodélica dos anos 70. Também não se trata de algo feito para vender, já que os componentes mostram maturidade (a idade varia dos 30 aos 35 anos) em suas canções.

Um fato importante na construção sonora do grupo dos rapazes de Toulouse foi a estada de Yvan na ilha de Amsterdã, território situado entre a África do Sul e a Austrália. O isolamento ajudou-o a formar os primeiros traços sonoros de uma maneira “anárquica e emocional”, como define Yvan.

Pouco tempo depois de retornar à França, Yvan veio ao Brasil. Após passar por São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Recife “os sons começaram a se formar e se mesclar, mas foi em Recife que eles terminaram de nascer. As cores e as luzes abrasivas que iluminam a cidade do Recife correspondem bastante a nossa música”. Pelo que fala Yvan, as imagens são grandes fontes de inspiração para o processo de criação musical da banda.

Mas qual seria o grande sonho do grupo? “Queremos muito tocar em Recife, seria algo totalmente inacreditável!”

Site oficial

Nenhum comentário: