“O fim do direito é a paz, o meio de que se serve para consegui-lo é a luta.” Com essa primeira frase, talvez uma das mais impactantes, Rudolf von Ihering inicia o livro A luta pelo direito. No decorrer da obra, ele procura mostrar a necessidade de ser consciente do direito que se tem e de se buscar justiça.
Como uma prova do valor da luta pelo direito, o jurista alemão explica o significado do símbolo da Justiça, no qual a deusa tem uma balança com que pesa o direito, enquanto na outra a espada para defendê-lo.
Ao falar em luta, ele não quer dizer que se tenha de brigar a todo e a qualquer instante. “Só nos casos em que a própria pessoa é pisoteada juntamente com o seu direito, erigi a defesa do direito em forma de auto-afirmação da personalidade, e com isso fiz dela uma questão de honra e obrigação moral. Se alguém, para imputar-me a opinião absurda de que a rixa e a discórdia são coisas belas e de que a teimosia e a propensão de demandar devem ser apontadas como virtudes, este alguém finge não perceber a distinção que enfatizei em termos tão claros. Só posso explicar tal atitude como forma de deslealdade, consistente em deturpar uma opinião incômoda para refutá-la, ou então como resultado do desleixo na leitura da obra, que faz com que o leitor, quando chega ao fim, já não se lembre o que leu no início”, diz Ihering.
Deve haver um equilíbrio, pois “o verdadeiro estado de direito só pode existir quando a justiça sabe brandir a espada com a mesma facilidade com que manipula a balança”. Sem, no entanto, esquecer que a defesa da existência é a lei suprema da vida. Está incluída neste caso a existência moral, a qual é defendida pelo direito. Segundo Rudolf von Ihering, “sem o direito, o homem retorna a condição animalesca.”
Quando o direito é violado, cabe ao titular tomar uma decisão: seguir pacificamente abandonando o direito subjetivo – Ihering se atém mais intensivamente ao direito subjetivo e não ao objetivo, conjunto de leis formuladas pelo Estado – ou lutar contra o seu agressor. Seja qual for a atitude tomada, ela terá uma conseqüência, já que ou sacrificará o direito ou a paz. A escolha deve, portanto, ser tomada com ponderação, principalmente se envolver aspectos mais importantes como a opção pela vida.
O direito não é algo estático, imutável; ele muda de acordo com as transformações ocorridas nas sociedades, haja vista ser um produto deste meio. As mudanças, certas vezes, provocam uma disputa entre o direito novo e o antigo. Nessa questão, o autor afirma que “aquilo que existe deve ceder ao novo, pois tudo o que nasce há de perecer”.
O direito não nasce pacificamente, entretanto do conjunto das lutas empreendidas pelo povo. Ihering acredita que o amor e a energia despendidos com na defesa do direito são proporcionais ao esforço e ao trabalho que este direito custou.
A Justiça e o direito, conforme pensa o alemão, só se desenvolvem em um país cujos cidadãos sejam ativos. “A todos cabe o dever de esmagar a cabeça da hidra do arbítrio e do desrespeito à lei, sempre que esta sair a toca.”
Para o escritor, o direito privado é a semente que dá frutos no direito público e no internacional. Ele afirma que “a verdadeira escola de educação política dos povos é o direito privado, não o direito público”.
Uma questão levantada, e até hoje debatida no direito civil, é a da proteção do direito em relação ao devedor, conseqüência do direito romano. “A simpatia para o com o devedor é uma das características das épocas de decadência. (...) Uma época vigorosa preocupa-se antes de tudo com a efetivação do direito do credor”, diz Ihering.
Mas, direito é, acima de tudo, sentir. “A força do direito reside no sentimento, tal qual a força do amor. E quando falta o sentimento, o conhecimento e a inteligência no podem substituí-lo.”
A luta pelo direito (Der Kampf ums Recht no original em alemão) foi publicado pela primeira vez em 1872.
2 comentários:
[url=http://www.23planet.com]Online casinos[/url], also known as accepted casinos or Internet casinos, are online versions of commonplace ("crony and mortar") casinos. Online casinos help gamblers to assess as domain a adverse in and wager on casino games to a t the Internet.
Online casinos superficially publicize behind bars up respecting sales marathon odds and payback percentages that are comparable to land-based casinos. Some online casinos order on higher payback percentages in the servicing of low defender games, and some utter the biting ingredient wide-ranging payout involve audits on their websites. Assuming that the online casino is using an fittingly programmed unspecific concert-hall generator, index games like blackjack preoccupy an established forebears edge. The payout charm after these games are established at closer the rules of the game.
Dissimilar online casinos sublease or be actualized their software from companies like Microgaming, Realtime Gaming, Playtech, Worldwide Escapade Technology and CryptoLogic Inc.
I congratulate, what necessary words..., a remarkable idea
I consider, that you are not right. I am assured. Let's discuss. Write to me in PM, we will communicate.
What interesting phrase
I join. And I have faced it. We can communicate on this theme.
Between us speaking, you did not try to look in google.com?
[url=http://shenenmaoyiqwe.futblog.com.br/][b]michael kors outlet online[/b][/url]
[url=http://shenenmaoyif.angelfire.com/][b]michael kors outlet online[/b][/url]
[url=http://shenenmaoyiyy.altervista.org/chelsea-flower-show-2012-featuring-the-most-recent-in-garden-design/?doing_wp_cron=1358299564.0287659168243408203125][b]michael kors outlet online[/b][/url]
[url=http://mkbagcheap2.angelfire.com/][b]michael kors outlet online[/b][/url]
[url=http://cheapmkbag2.webnode.cn/][b]michael kors outlet online[/b][/url]
Postar um comentário