Amazon

sábado, 14 de julho de 2007

Os deuses têm sede

Há alguns meses fiquei fascinada pela capa de um livro - Os deuses têm sede - que falava sobre o período pós-Revolução Francesa. Como grande curiosa da cultura francesa resolvi prontamente adquiri-lo e comecei a lê-lo durante as férias.

Alguns dias antes de ler, pesquisei acerca do livro e achei que o iria detestar. Estava com um pouco de “preconceito”, acreditando que a leitura seria monótona e enfadonha por ter sido escrito, por Anatole France, no início do século XX.

Qual foi minha surpresa quando folheei as primeiras páginas e descobri um romance cheio de história, personagens complexos, diferentes, que se completam e estão repletos de características que servem para descrever o período conhecido como “Terror”, que vai de 31 de maio de 1793 a 27 de julho de 1794.

Ainda não terminei de ler Os deuses têm sede, mas não haveria um dia melhor para escrever sobre o assunto – 14 de julho. Ao mesmo tempo em que fico conhecendo mais em relação à história francesa, fico perplexa ao notar a barbaridade com a qual as pessoas eram tratadas e julgadas (na maioria dos casos, injustamente) no final do século XVIII.

Os revolucionários falavam em ser contra a tirania (“contre nous de la tyranie”), mas a ditadura já havia começado a ser imposta mesmo por aqueles que se diziam republicanos e que derrubaram o rei. Não se podia se contra o pensamento dos “patriotas” ou isto significaria a morte.

Tenho algumas páginas para ler, mas quis compartilhar um pouco de minha impressão sobre o livro. Resta a nós, refletirmos sobre os verdadeiros significados de Liberdade, Igualdade e Fraternidade.

Para saber mais:

http://fr.wikipedia.org/wiki/Portail:R%C3%A9volution_fran%C3%A7aise

2 comentários:

Anne Durey disse...

Olá, pesquisando sobre música francesa no google, onde todas as buscas superficiais começam, acabei esbarrando no seu blog. Sou estudante de jornalismo, de Campo Grande/MS, mas tenho grande ligação com o nordeste, principalmente com PE. Também sou apaixonada pela cultura francesa, então não pude deixar de me identificar com o blog! Muito legais os textos, pelo menos os que li até agora! Parabéns.

Anônimo disse...

Oi, Juliana! Estou à procura desse livro, pesquisando os melhores preços na internet para poder adquiri-lo. Acabei esbarrando por acaso com o seu blog. Adoro história e em especial a cultura francesa. Vi que você também gosta e, caso você ainda não tenha lido, me permite fazer duas sugestões? Leia também "Noventa e Três", de Victor Hugo, e "História da Revolução Francesa", de Thomas Carlyle. São muito bons. Tratam do mesmo assunto, falam do "Regime do Terror", de 1793, etc. :) Gostei muito daqui. Também tenho um blog, mas estou apenas começando. O endereço: www.queimandoamufa.wordpress.com Se quiser passar por lá, fique à vontade. Beijo e parabéns pelo blog.